Cólica: como aliviar os sintomas?

by - 08:38

Quem nunca teve aquela crise de cólica de fazer a gente chorar?

A dor é causada pela produção de prostaglandina. Este hormônio é responsável pela contração do útero na fase menstrual, e o que o diferencia de uma mulher para outra é a intensidade dessa contração que pode ser maior ou menor, assim como ocorre também com o fluxo. Caso o desconforto seja muito grande após o ciclo, a causa deve ser investigada com auxilio médico.

Muitos não acreditam ou não sabem, mas o que nós mulheres sabemos bem é que este tipo de desconforto pode alterar a nossa rotina, pois pode fazer com que muitas de nós percamos o nosso dia de trabalho ou acaba tornando-o totalmente improdutivo em decorrência deste desconforto, pois pode até causar alterações cerebrais, conforme um estudo chinês.

Pois bem, resolvemos dar algumas dicas para aliviar os sintomas deste mal que só nós entendemos e sabemos bem o quanto é desagradável:

Alimentação:
1 - Procure ingerir mais melão e nabo comprido, pois são alimentos diuréticos e nos ajudam a eliminar líquido, além de colaborar na regulação hormonal;
2 - Diminua a ingestão de sal, pois o sal ajuda a reter líquido;
3 - Evite a cafeína, pois ela estimula os movimentos peristálticos, o que aumenta a contração dos músculos do baixo ventre, além de aumentar a ansiedade.

Fitoterapia:
1 - As plantas 'garra-do-diabo' e 'unha-de-gato' possuem propriedades analgésicas e antiinflamatórias;
2 - 'Óleo de borragem' e 'óleo de prímula' também auxiliam no processo antiinflamatório, mas esses devem ser utilizados apenas sob orientação médica;
3 - Chá de 'capim-santo' é um ótimo antiespasmódico, e o chá de 'gengibre' também auxilia no processo antiinflamatório.

Aromaterapia:
1 - As essências podem auxiliar no tratamento terapêutico. Uma receita:
4 gotas de óleo essencial de camomila diluídas em 4 colheres de sopa de óleo vegetal de uva ou amêndoa, utilizada para massagear o abdômen com movimentos circulares.

Massagem:
Utilizar óleo de gergelim morno para massagear o abdômen e os pés com movimentos circulares além da drenagem linfática.

Do-in:
Auxilia no fluxo energético do organismo.

Homeopatia:
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a homeopatia pode ter efeito rápido sob o organismo, mas deve ser feita rápido, caso contráio não fará efeito.

Medicamento:
Pode ser realizado tratamento sob orientação médica com antiinflamatórios e analgésicos.

Anticoncepcionais:
Os anticoncepcionais podem auxiliar no fluxo, pois a pípula pode diminuir o fluxo e conseqüentemente diminuir as cólicas.

Atividades Aeróbicas:
Quem realiza atividades aeróbica com frequencia tem as beta-endorfinas liberadas que diminuem o quadro doloroso e promove a sensação de bem estar e relaxamento.

Bolsa de água quente:
Aumenta a circulação no local, relaxa os músculos do abdômen e reduz os incômodos das contrações uterinas.

Você também pode gostar:

1 comentários

  1. nossa, amei as dicas! vou tentar aplicar... minhas cólicas são do tipo: "morro de tanta dor! "
    qualquer coisa pra melhorar ta valendo *-*
    Beijos, Vivi
    http://twobella.blogspot.com/

    ResponderExcluir