Combatendo dores na coluna com Pilates

by - 19:21

Hoje em dia, é difícil encontrar pessoas que não tenham nenhuma queixa quanto a dores nas costas, sendo esta uma das principais causas de afastamento no trabalho de jovens abaixo de 40 anos, segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.


Com isso, a fisioterapeuta e PhD Profa. Dra. Eliane Coutinho alerta que as doras não devem ser negligenciadas e muito menos auto medicadas. A busca de um profissional qualificado é fundamental para sanar a dor.

Abaixo, conheçam as principais causas deste problema:

A Má Postura


A dor proveniente da postura errada são causadas devido a alteração na estrutura da coluna. Com esta alteração, ocorre um desequilíbrio de forças na coluna vertebral e isso ao longo do tempo gera lesões nas estruturas que envolvem a coluna como os ligamentos e discos.

Esses desequilíbrios podem ocorrer principalmente quando o indivíduo está sentado de forma errada. 

Por isso, é importantíssimo sentar corretamente sobre os ísquios (ossos do bumbum) e não sobre o sacro (parte final da coluna) e ter músculos fortes para sustentar a coluna ereta.

Movimentos repetitivos


Os movimentos repetitivos não precisam ser movimentos vigorosos ou com muita carga para acarretar lesão. Basta movimentos leves, mas repetidos inúmeras vezes para gerar sobrecarga.

Por isso, avalie como você se movimenta no trabalho, como por exemplo, abaixar e levantar muitas 
vezes, girar o tronco, entre outros.

Traumas diretos


Traumas como freadas bruscas no transito, quedas, acidentes de transito, entre outros, são os traumas diretos que também podem gerar dores nas costas a medida que aumentam ao passar do tempo, se não tratada adequadamente.

Sobrecarga por excesso de peso


A sobrecarga decorrente de levantamento de grandes cargas ou quando a pessoa está acima do peso, pode ser a grande causa da dor nas costas. Essa sobrecarga leva a traumas principalmente nos discos intervertebrais, o que causa a famosa hérnia de disco e o clássico quadro de dor irradiada para perna.

Sedentarismo


O sedentarismo pode ser uma das principais causas de dores nas costas, embora não existe um trauma ou movimentos repetitivos, existe uma fraqueza nos músculos que seguram a coluna de tal forma que qualquer movimento, desde os mais leves e até mesmo como dormir ou ficar sentado, pode causar sobrecarga e levar a dores limitantes.

Como prevenir ou tratar todos estes problemas


Para prevenir é essencial a prática de exercícios físicos para fortalecer os músculos da coluna, no entanto é preciso saber que tipo de exercícios são indicados para cada pessoa, pois pode ocorrer lesões durante o exercício, devido a fraqueza desses músculos que sustentam a coluna. Assim, uma coluna sem dor é resultado de uma rotina de prática de exercícios certos.



Atualmente o método Pilates é considerado um grande aliado na saúde do corpo e em especial da coluna, uma vez que o método treina a musculatura superficial e profunda de forma efetiva, o método não trabalha simplesmente músculos isolados, os exercícios de Pilates trabalham de forma efetiva as cadeias musculares que sustentam o corpo e a coluna. 

Além do trabalho global, o método foca nos estabilizadores da coluna durante toda a sessão tanto em um tratamento estático, como em um trabalho dinâmico e funcional.

Por isso, o método é um tratamento eficaz para quem sobre com dores na coluna e também é um método preventivo para disfunções lombares decorrentes do sedentarismo. Dessa forma, a Dra. Eliane Coutino indica que sejam feitos os exercícios clássicos do método com profissionais qualificados, para um resultado efetivo e assim ganhar um novo corpo e uma nova coluna.

Fotos: Exercícios e postura / Saúde Ideal



Você também pode gostar:

0 comentários