Dieta com Óleo de Coco

by - 12:00




O óleo de coco extra virgem é o novo queridinho das dietas.

Ele potencializa a queima de calorias e dá sensação de saciedade dos alimentos, diminuindo a fome. O alimento ainda contém benefícios para saúde, como a redução do mau colesterol (LDL), previne doenças cardiovasculares além de propriedades anti-inflamatórias. Mas você deve saber como consumi-lo: nutricionistas recomendam a ingestão de 3 colheres diárias de óleo de coco que são suficientes para usufruir do que o produto tem de melhor.

ATENÇÃO: Não é recomendado o consumo em excesso, já que o óleo de coco pode ter efeito laxante em algumas pessoas. Vale lembrar que, apesar de ter benefícios, cada colher de sopa possui cerca de 120 calorias e o exagero pode significar quilos a mais e não a menos como esperado.

Óleo de coco pode ser usado no preparo de receitas quentes e o aquecimento do óleo de coco extra virgem não destrói as propriedades do alimento por ser uma gordura saturada. O óleo de coco possui moléculas muito estáveis, que não oxidam com o calor. É recomendável o uso no preparo de receitas ou em substituição ao óleo das frituras. Como o produto tem sabor agradável, pode ser usado para temperar saladas, misturado em sopas, sucos e shakes emagrecedores. Além disso, ele pode substituir qualquer outra gordura na cozinha, como manteiga e margarina.

Outro ponto de atenção é o armazenamento, pois após aberto, o óleo não deve ser guardado na geladeira, pois o produto mantém sua forma de óleo em temperatura ambiente. Em dias mais frios, ele pode endurecer, transformando-se em uma pasta firme e branca. Se isso ocorrer, esquente em banho-maria para usá-lo como tempero em saladas ou bater com sucos e sopas. Não é preciso amolecer o produto para o preparo de uma receita, basta retirar colheradas da massa branca e despejar diretamente na panela.



Quer preparar o óleo de coco extra virgem em casa? Você vai precisar de:

- Dois cocos de casca marrom maduros, com muita água;
- Três xícaras da água dos cocos;
- Pano limpos (filó ou fralda) para filtrar;
- Jarra de vidro ou plástico;
- Vidro de boca larga com tampa;
- Liquidificador;
- Garrafa PET limpa (de água mineral).

Preparo:

- No liquidificador, junte a água do coco e a polpa dos cocos picados.
- Bata por dois ou três minutos no liquidificador, até obter um creme liso. Se ficar muito denso, complete com água filtrada até alcançar uma consistência fina e uniforme.
- Use o tecido para espremer e filtrar o creme, retirando todo o leite do coco. O bagaço pode ser congelado e reservado para compor receitas de bolos e doces. O leite deve ser transferido para uma jarra de vidro ou plástico. Cubra-a e deixe descansar por 48 horas em local escuro.
- Após 48 horas, transfira o líquido para uma garrafa PET (de água mineral) e deixe em local sombreado, com temperatura em torno de 25ºC.
- Em seis a oito horas, o óleo vai se separar do leite. Ponha a garrafa na geladeira por três horas. O óleo vai se solidificar. Deite a garrafa e a corte o mais rente possível da linha do óleo, facilitando sua retirada.
- Coloque o óleo solidificado em um vidro de boca larga, com tampa.

Quando olhado contra a luz, o óleo vai ter uma coloração amarelada, que é o tom natural do óleo virgem de coco. O produto ficará líquido em temperaturas acima de 27ºC. Ele não necessita de refrigeração e tem duração de dois anos.

Esperamos que tenham gostado! Se alguém já fez a dieta com o óleo de coco compartilhe sua opinião conosco!!!

Você também pode gostar:

0 comentários