Queda de cabelo x Stress

by - 13:28



É comum ouvirmos que uma pessoa tá tendo queda de cabelo devido ao stress e que ficam preocupadas em ficarem carecas, mas por mais que tenhamos esta percepção e entremos em pânico, ainda não se conseguiu comprovar cientificamente a associação direta entre estresse e calvície. O que ocorre, é que frequentemente os cabelos “servem” como uma válvula de escape em nosso organismo, o que está comprovado é que, em média, de 3 a 6 meses após um evento de estresse, como: uma perda familiar, cirurgia ou estado febril, pode haver queda de cabelo mais intensiva. Porém, trata-se de um evento temporário, pois novos fios crescem de volta.

Por outro lado, o estresse age também em outros aspectos da saúde capilar. Ele é um fator que pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo, que pode causar até uma inflamação e, consequentemente, pode precipitar a perda capilar. Além disso, quanto maior a oleosidade, maior a transformação hormonal local que contribui, mesmo que em pequena relevância, para o processo de miniaturização ou afinamento dos fios que é uma das etapas do processo de calvície. Portanto, o estresse não é o grande vilão, mas pode servir como gatilho, ou seja, como acelerador da predisposição genética, que é a principal causa relacionadao ao problema de calvície.

Para controlar a queda, deve-se tratar inicialmente, a origem do estresse ou, ao menos, incluir na rotina diária maneiras para gerenciá-lo da melhor maneira possível, já que muitas vezes a queda de cabelos é somente a "ponta do iceberg" de problemas emocionais e psicológicos. No couro cabeludo, indica-se a utilização de shampoos, loções ou outros produtos específicos para o controle de oleosidade. No caso de calvície associada, indica-se a realização dos tratamentos personalizados mais adequados, a fim de realizar diagnóstico e tratamento adequados, a pessoa precisa consultar um médico dermatologista de confiança.

Apoio: Dra. Leila Bloch (CRM-SP 108287)
Médica dermatologista e cirurgiã capilar, Dra. Leila Bloch atua com novas técnicas de transplante capilar, calvície e tratamento clínico de queda de cabelo e de doenças relacionadas ao couro cabeludo, como alopécias, psoríase e dermatite seborreica. Diretora da Clínica Bloch, ela é graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da ISHRS - International Society of Hair Restoration Surgery e da North American Hair Research Society (NAHRS). A dermatologista integra o Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e atua diretamente em pesquisas científicas, com trabalhos divulgados em revistas nacionais e internacionais, além de participar de congressos e cursos em todo o mundo. Sua clínica, localizada no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, oferece tratamento cirúrgico de transplante capilar para a calvície e tratamento clínico de queda de cabelo para homens e mulheres.

Você também pode gostar:

2 comentários

  1. Muito interessante, peguei algumas dicas....to precisando pro meu blog e pra minha vida calvície também!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luís, ficamos felizes que tenha gostado da matéria! Obrigada por nos visitar!

    Abs.
    Blog Delas.

    ResponderExcluir