Entendendo e cuidando das peles negras

by - 15:00

Vamos entender um pouco mais sobre as peles negras?!!

Ao contrário do que muitos pensam, as peles negras não devem ser tratadas como as peles claras. As peles negras possuem características fisiológicas diferentes que impactam consideravelmente nos cuidados diários, assim como na realização de tratamentos de pele, como peelings e tratamentos à laser. As principais diferenças da pele negra em relação à clara é a produção de melanina, que é muito maior. Ela é responsável justamente pela pigmentação da pele, ou seja, é a quantidade de melanina que define a cor da pele da pessoa. Essa maior produção de melanina diminui a probabilidade de desenvolver tumores cutâneos, pois acaba funcionando com um protetor solar natural, minimizando os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, como por exemplo o foto envelhecimento. Claro, que é muito importante reforçar que apesar desses benefícios, isso não isenta da pessoa de pele negra de usar protetor solar, muito pelo contrário, recomenda-se a proteção diária com FPS 15.


Outra vantagem, é que esse tipo de pele estão fortemente unidas em uma estrutura rígida que a torna mais firmes e resistentes, muito mais que as peles brancas, isso minimiza o aparecimento de rugas, flacidez e celulite.

Porém, há um ponto de atenção em relação a grande produção de melanina, pois apesar de proteger a pele contra os malefícios do sol, também há o aumento da probabilidade de surgimento de manchas, tudo isso em decorrência da grande pigmentação. A pele também podem desencadear outros tipos de lesões decorrente de uma cirurgia ou queimadura ou até um procedimento cosmético.


Outro ponto de atenção da pele negra, é o cuidado que deve se ter em relação a limpeza da pele, pois elas tendem a ser oleosas ou mistas, isso eleva o cuidado com a limpeza e todos os outros cuidados que já comentamos, pois aumenta o desenvolvimento de acnes através da maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A ‘Foliculite’ (inflamações e/ou infecções do orifício por onde o pelo saem) também é um problema comum, os pelos encravam com maior facilidade pois na maioria são encaracolados e enfrentam a dificuldade no crescimento devido ao fato da pele ser oleosa e consequentemente os poros estarem obstruídos. Há também a ‘Dermatose Papulosa Nigra’, que são lesões formadas por pequenos pontos acastanhados a negros que surgem na face. Este tipo de patologia acomete de 35% a 77% das pessoas negras e tem muita relação genética. Mas neste caso o tratamento é simples, pode se realizar cauterizações ou curetagens para resolver o problema.

Então, os cuidados que jamais devem ser esquecidos:

* Na pele negra recomenda-se higienizar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente com sabonetes líquidos, para evitar a formação de cravos e espinhas.


* Evitar banhos longos e muito quentes, pois o ressecamento da pele do corpo favorece o aparecimento de manchas mais claras, esbranquiçadas.

* Hidratação sempre, especialmente nas regiões mais ressecadas (joelhos, cotovelos, canelas e braços).

* Buchas e outros “esfoliantes” devem ser evitados, pois podem agredir a pele, causando um maior ressecamento.

Você também pode gostar:

2 comentários

  1. Eu acho bonita a pele deles. Não entendo certas questões relacionadas a melanina ainda, mas é muito bonito, sempre disse isso.

    S.L. Guima
    (SOPHIA)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é uma cor divina! Obrigada pela visita Sophia! Bjos!

    ResponderExcluir