Glúten ou sem Glúten, heis a questão!

by - 11:00


Hoje temos um assunto polêmico!

PS: Sempre que eu falo "assunto polêmico" me lembro do menino dos mamilos!! Só não coloquei a foto dele aqui pq muita gente pode não conhecer. Se vc não conhece googla ele aí!
Primeiro de tudo, é importante dizer que eu não sou nutricionista, nem nutróloga e não tenho nenhuma formação nesta área. Sou uma simples consumidora, que gosta de ficar bem informada sobre tudo o que come.

Bem, dito isto, depois de ler vários artigos internet afora, eu posso dizer que na MINHA opinião, quem não tem doença celíaca e corta radicalmente todo o glúten da sua vida, está perdendo de se alimentar de muitas coisas boas, não só em sabor, mas em nutrientes também.

Em contrapartida, quem só se alimenta com farinhas que contém glúten está perdendo de conhecer uma infinidade de outros alimentos que podem trazer novos sabores e nutrientes para o seu dia a dia.

Como já diria a minha avó: Nem 8 nem 80!

Há alguns meses eu li um artigo (que realmente não me lembro onde) em que a pessoa dizia: 
Mas porque tenho que me alimentar só de trigo?

E a minha ficha caiu aí! 

90% do que comemos e que contém farinha, é farinha de trigo. Pq não posso usar outras farinhas? Fazer experimentos? Trazer novos sabores, novas texturas, etc...

Fazendo este questionamento nasceu os meus mixes de farinhas:

Pote1: Farinhas "Leves". Pode 2: Farinhas "Pesadas"

No primeiro pote eu fiz um mix de farinhas que resultavam em uma farinha com pouco glúten e leve, boas pra usar em bolos e massas delicadas. 

O Mix usado foi mais ou menos esse: 1 ¹/² xic de Fécula de Batata, 1 xic de farinha de centeio, 1 ¹/² de farinha de arroz, 1 ¹/² de farinha de aveia, 2 xic de arroz integral, 2 xic de fubá, 40gr de psyllium, 2 colh sopa de goma guar.

No segundo pote eu priorizei farinhas com mais proteínas e gorduras e menos carbos. Em consequência ela fica mais pesada. Boa para pães e massa de pizza, por exemplo. 

O Mix usado foi mais ou menos esse: 2 xic de farinha de coco, 2 xic de farinha de painço, 2 xic de farinha de amêndoa, 2 xic de farinha de teff, 1 colher sopa psyllium, 2 colh de sopa de goma guar.

Quando faço as minhas receitas, muitas vezes eu misturo essas farinhas com a farinha de trigo ou as vezes faço misturando só as farinhas dos dois potes mesmo. Como eu falei antes, o objetivo é trazer novos sabores e nutrientes para a minha dieta, visto que nem eu e nem ninguém da minha família tem doença celíaca.

Well, quis apresentar o mix de farinhas para vocês, pois em muitas receitas irei mencioná-los. Mas não precisa se preocupar, sempre darei alternativas com farinha “comum” para qualquer receita.

Se quiser ler algo light porém interessante sobre a polêmica do glúten, sugiro entrar aqui e aqui

Se você tem mais informações e quiser contribuir, por favor deixe o seu comentário abaixo. Porém lembre-se que esse é um blog de família (cof, cof), então, por favor, sem radicalismos ou palavras de ordem, blz?

Então, por hoje é só!
Nos vemos no próximo post!
Bye Bye

Gisele

Você também pode gostar:

0 comentários