Como cuidar de cabelos Cacheados com Raiz oleosa

by - 06:00

Esse post é especial para você minha amiga refém do trio do mal (Progressiva, Chapinha e Escova). 

Pois acha impossível ter os seus cabelos lindos e naturalmente cacheados porque tem a raiz oleosa. 

Pra você vai um recado:
SE LIBERTA MULHER!!!!

Vamos a uma historinha: Eu tenho cabelo castanho escuro e cacheado/ondulado (depende do corte, comprimento, etc), e herdei de papai as raízes oleosas (e pouquíssimos fios brancos, mas disso a gente não reclama!). Eu tb fui criança na década de 80 e adolescente na década de 90 (acabei de confessar a idade né?!). Well, vamos ilustrar a moda capilar daquele período:

Loiras e de cabelos lisos. Que atire a primeira pedra aquela que nunca sonhou em ser paquita!
Tem como em sã consciência a pessoa querer ter cabelo escuro e cacheado? Claro que não!

Pois bem, durante muitos e muitos anos eu fiz escova, depois chapinha, depois progressiva e muita tinta e mechas no cabelo. Resultado? Cabelos sem vida, quebradiços, pontas duplas.

Até que em 2012 eu engravidei e não podia mais pintar nem fazer progressiva no cabelo. Depois da gravidez o meu cabelo caia, mas caia muito! E a teimosa aqui o que fez???? Progressiva!

Não preciso dizer que ficou uma caca! Cabelo feio, caindo e eu apavorada.

Então minha amiga, decidi sair do armário e assumir os cachos. (afinal não tinha escolha! Ou era cabelo natural ou era careca!)

Mas não é fácil, pq o cabelo está um traste depois de tanta química. Foram meses provando produtos, gastando o meu suado dinheirinho em cremes, que as vezes deixavam o cabelo palha e outras pingando óleo.

Até que achei o equilíbrio. Hoje a minha “rotina capilar” é assim:
- Lavo os cabelos todos os dias, pq não existe milagre, ele é oleoso e ponto. Se não lavo começa a coçar (acho que é meio psicológico isso, mas não tem jeito!).
- Uso o “trio do bem”: Shampoo, condicionador e creme de “pentear”.
- Uso um remedinho que a minha dermato me deu que é para tentar reverter a queda causada pelas químicas (20 gotinhas de minoxidil – vc tem que falar com a sua dermato para saber se para vc isso se aplica).
- Alterno shampoo de hidratação com shampoo de limpeza profunda (de limpeza uso umas 2 a três vezes na semana).
- A mesma coisa para o Condicionador.
- Uso sempre um creme de pentear ou óleo de nutrição.
- Eu nunca penteio o meu cabelo, só desembaraço com as mão e vou amassando para formar as ondas/cachos.

E olhem o resultado: 

Na primeira foto eu em 2014 logo que fiquei “liberada” para fazer progressiva e na segunda, eu há uns dias atrás.

Primeira foto com progressiva. Segunda assumindo as ondas
Quanta diferença, não?!

E vamos aos produtos que estou usando no momento. Importante falar que eu troco toda hora. Estou sempre em busca de novis! (que trarei para compartilhar com vcs, claro!!)


1.  Gosto muito dessa linha com Argan da Yenzah, acho um bom custo/beneficio. Entra nos meus shampoos e condicionadores hidratantes.
2 e 9. O Boticário tem uma boa linha de shampoos, cremes, óleos, etc. O 2 é um condicionador da linha Óleos Indianos (hidratação) e o 9 é um shampoo de Argila para limpeza profunda. Eu tb estou usando o spray de óleo de argan que não está na fotinho.
3. Eu adoro esse leave-in de Bromélia da Loccitane Brasil. Ele não é tão barato, mas vale cada centavo, o perfume é sensacional! Esse é de hidratação. Eles têm uma linha chamada “Aguapé” (shampoo e condicionador) que é maravilhosa para limpeza do fio oleoso, mas não ando mais encontrando nas lojas.
4, 5 e 6. Chorem meninas, pq me disseram que essa marca vai sair de linha. A Ogx é uma marca americana que ficou bastante conhecida por aqui, nas grandes redes de farmácia era bem fácil de encontrar. No final de 2016 a Onofre fez queima de estoque da marca e eu consegui comprar alguns produtos por R$ 36,00 (a média deles é de R$ 70,00). O 4 é um condicionador revitalizante de gengibre. O 5 uma mascara de macadâmia que uso uma vez por semana. E o 6 é um óleo de macadâmia que alterno com o leave-in da Loccitane.
7. A Ox é uma marca que considero barata e com um bom resultado. Não é apaixonante, mas quebra o galho quando o bolso está falido! Esse creme é de hidratação e tem um shampoo de limpeza que eu gosto tb.
8. Deixei ele por ultimo pq ele é meu queridinho! Eu AMO John Frieda. Se não fosse quase 100 contos um shampoo, eu teria tudo deles! Pra quem mora perto de fronteira, vale a pena ir nos DutyFrees da vida pra comprar, sai em torno de 10 dólares. Esse é um shampoo de dia a dia para cabelos castanhos. A linha deles de limpeza profunda para raiz oleosa (Tem que estar escrito OIL SCALP) é simplesmente D+!

Credo esse post ficou grande!

Tem muitos mais produtos que eu gosto, mas que não estão no meu uso de dia a dia agora: A Vichy tem uma linha de shampoo maravilhosa! Pra quando o óleo do cabelo tá D+ eu uso o Piellus DI.

Ahhh, vc deve ter notado que na minha lista não está o queridinho do momento que é o Aussie. Pois bem, não está pq usei e ele simplesmente não combinou com o meu cabelo. Ficou palha, então bye bye pra ele!

Amigas do meu corazón, espero ter ajudado! Se tiverem dúvidas, dicas, deixem comentários que a gente vai se falando! (Viu eu disse que não falava só de comida!)

Até a próxima!

Bye Bye!

Gisele

Você também pode gostar:

0 comentários