Saiba mais sobre retenção de líquidos

by - 12:25

Muitas vezes a retenção de líquidos justifica ou camufla os quilinhos a mais na balança, mas vamos entender um pouco melhor sobre o assunto.

Algumas mulheres sofrem de retenção de líquidos próximo ao período menstrual, causada pelos hormônios estrógeno e progesterona. O aumento de peso neste período portanto é comum, e sua normalização quase total ocorre aproximadamente dois dias após o início da menstruação.


Diferenciar o acúmulo de gordura de retenção de líquidos é simples: basta pressionar os dedos contra o osso da perna ou braço para ver a formação de uma marquinha. Se ela aparecer é sinal de retenção. As marcas de costura no corpo também podem ser um alerta.


Esse tipo de problema pode ser causado tanto por questões hormonais como também pelo excesso de alimentos industrializados ou com muito sal. No verão esse quadro se intensifica, podendo ser amenizados por exercícios físicos diários.


Mas deve-se ficar atenta e, caso persista esse tipo de problema, devemos procurar um médico. Isso porque a retenção de líquidos pode estar associada a alguma doença e deve ser tratada.


A drenagem linfática é uma solução paliativa bastante utilizada, mas não representa a cura do problema. Outra recomendação é que seja ingerida água com menos sódio, que já são encontradas com facilidade no mercado brasileiro.

Você também pode gostar:

0 comentários