DICAS DE ETIQUETA VIRTUAL: Por Dani Miqueri/Personal Stylist

by - 00:15


Nossa!

Vocês já repararam como há pessoas grosserias nesse mundo virtual? O que mais existe são emails e mais emails enchendo a nossa caixa de entrada e a nossa paciência também, não acham? 


Então, abaixo, vou listar alguns pontos relevantes para que os mal educados de plantão possam, quem sabe, aprender algo com esse post, não é? E se você conhecer alguém assim, recomende esse texto a ele:

1. Não encha a caixa postal do seu amigo com "correntes" prometendo que coisas boas vão lhe acontecer em dez minutos e, muito menos, peça a ele para não "quebrá-las", ok? 


2. Não envie mensagens com conteúdos inapropriados como piadas de mal gosto ou preconceituosas, principalmente, se for para endereços de emails profissionais.

3. Ao encaminhar mensagens para diversas pessoas, não deixe de ocultar os seus endereços, ok? 

4. Se você leu algum post que não gostou e quer fazer uma crítica a ele, sem problemas, você pode e deve fazê-lo, mas faça com educação. Caso contrário, a sua crítica passa a não ter valor algum e você fica sendo apenas mais um xucro nesse mundo virtual. Comente aquilo que leu apenas e não escreva sobre o que não sabe ou não conhece. Não escreva coisas completamente impertinentes sobre a vida pessoal daquele que elaborou o tal texto. Você não sabe nada sobre essa pessoa e nada sobre a sua história de vida. É muito feio fazer pré-julgamentos, não é? 


5. Não limite-se a criticar apenas, dê sugestões, desde que sejam inteligentes. Mas se você é como aquelas pessoas que confundem autenticidade com "falar tudo que pensa", então, tome cuidado para que a sua crítica não contenha erros gramaticais ou informações erradas como, por exemplo, escrever "século 20" quando, na verdade, já estamos no século 21... É só um exemplo para você ver que pode tornar-se criticado no lugar de crítico e ser considerado apenas mais um crítico sem conteúdo.

6. Antes de enviar sua mensagem para quem quer que seja, principalmente, para seus superiores ou alguma empresa em que deseja trabalhar, confira-a calmamente para ver se ela contém erros gramaticais. Isso pode causar uma péssima impressão naquele que a recebe e, ainda, prejudicá-lo, e muito, caso esteja participando de um processo de seleção, por exemplo. Então, cuidado!



7. Não use palavras com todas as letras em maiúsculo no texto que estiver elaborando. No mundo virtual, isso significa "gritar", portanto, falta de educação!



8. Mesmo que a mensagem seja para um amigo, faça com que ela seja compreendida por ele. Tem gente que utiliza tanto o "internetês" que sai abreviando toda palavra que escreve e o texto fica completamente enigmático.





9. Se alguém lhe fizer um convite virtual para um evento qualquer, mesmo que não vá, responda-o, agradecendo o convite e dê uma "desculpa educada" a ele, ok? Nem sempre precisamos dizer a verdade absoluta como "Não estou com vontade de ir porque prefiro ver o meu futebolzinho de quarta-feira", entendeu?

10. Aproveite as mídias diversas para divulgar o seu trabalho, mas por favor, ninguém está interessado se você passou na padaria para comprar um croissant... Está?!




Bem, Meninas e Meninos, é isso!

Beijos!
















ME SIGAM LÁ NO TWITTER: @danimiqueri

Você também pode gostar:

4 comentários

  1. oi linda estou fazendo um sorteio no twitter... me siga e descubra ok... bjs
    http://twitter.com/PamelaHair

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post...

    http://universonefertiti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu ameeeeei elaborá-lo!!! Espero que muitos possam lê-lo para ver se identificam-se!!!

    Obrigada, Meninas!
    Dani Miqueri

    ResponderExcluir