DICAS DE CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO: FIGURINOS de "CORDEL ENCANTADO": O que eles tem em comum com a MODA ATUAL? Por Dani Miqueri/Personal Stylist

by - 00:01

Para quem assiste a novela "CORDEL ENCANTADO" não deixa de ficar boquiaberta com o figurino esbanjado pelas suas personagens, não é? E já repararam o quanto a moda do "sertão nordestino" e da "Realeza de Seráfia" tem tudo a ver com as tendências de moda atuais, usada por nós, em pleno 2011?

Claro que vamos ver aqui muitas caricaturas daquilo que usamos no nosso dia-a-dia. Mas a novela não deixa de ser uma verdadeira analogia das grandes passarelas, não e?

Olhem só:




Em primeiro lugar, olhe esses FASCINATORS - O mundo acompanhou o uso em peso dos fascinators no casamento real de William e Kate Middleton, na Europa. Por aqui é mais difícil de encontrá-los a todo instante, mas em casamentos diurnos bem requintados, certamente eles já devem ter feito parte de alguns trajes femininos. Mas se não são eles, vários adornos para a cabeça tem feito a "cabeça" de várias meninas por aí. O que importa aqui é enfeitar os cabelos da maneira que achar melhor!





Outras tendências encontradas nesses modelitos básicos da personagem Úrsula, vivida pela atriz Débora Block, são as plumas e penas no look da esquerda e a gola de pele no trench da direita. Lembrando que a pele sempre deve ser fake, ok?



Olha aí a Pele nesse trench de
Burberry Prorsum - Inverno 2011



Outra Pele na peça de Carlos Miele

 

Pele em Costume Nacional
Plumas e Penas ARTE SACRA COUTTURE

  
                                                                                  ARTE SACRA COUTTURE


Penas na blusa Merci Vous



E as plumas e penas não estão apenas nas roupas, não...


                                                                   Clutch de Penas Adô Atelier na Merci Vous




Merci Vous



 
Ainda com a personagem Úrsula, podemos observar os ombros bem acentuados e a cintura bem marcada com esse corselet. As ombreiras ainda fazem parte dessa tendência inverno 2011!!!



Açucena, vivida por Bianca Bin, explora em seu figurino todo o regionalismo do sertão nordestino. Saias com estampas bem marcantes e aplicações de crochê,  coloridas e rústicas. Os bolerinhos, com suas mangas bufantes e lacinhos, dão o toque romântico que é característico de sua personagem.

As saias longas de Açucena estão fazendo o maior sucesso, nessa estação, entre as meninas. Saias rodadas, com estampas ou em tons monocromáticos, não importa: qualquer pessoa pode usá-las. Basta prestar atenção em alguns detalhes: as baixinhas devem dar preferência às saias mais lisas ou com estampas mais discretas. E o seu comprimento deve quase esconder seus calçados, bem longo! Já até falei sobre isso aqui.



Os vestidos de patchwork de Açucena, composto de tecidos naturais, crochês, bordados, tricôs e rendas, são inspirados no movimento Hippie, setentinha, que é uma tendência dessa estação, mas que virá forte também na próxima primavera. Ela sempre usa seus vestidos com cabelos soltos, desarrumados propositalmente, dando esses ares da década de 70. Estampas fortes, com aplicações, cintura bem marcada e saias bem rodadas e longas podem ser vistas tanto em "Cordel Encantado", quanto nas ruas de sua cidade.




Cleo Pires e Claudia Leite também usam saia longas... E olha que Cleo é baixinha... Viu que dá pra usar sim?!

Olha a elegância!



Totem



A Doralice, personagem vivida pela atriz Nathália Dill, é uma mulher que está a frente do seu tempo. Sua personalidade forte é detectada através dos cortes mais retos e masculinizados do seu figurino. Camisas retas, coletes de alfaiataria, vestidos, mesmo um pouco rodados, estão em tons mais escuros como o cinza e preto, não deixando muito espaço para o romantismo, como a maioria das outras personagens da fábula.

             


Mesmo assim, a feminilidade aparece no uso de chapéus, na cintura bem marcada, na saia longa de cintura alta e nos babados encontrados nos punhos de sua camisa.

Agora, preste atenção no ensaio que Nathália Dill fez e veja como as peças usadas por ela seguem o mesmo estilo que estamos vendo na novela e nas ruas:


Olhem aí as saias longas de cintura alta e bem marcada, as mangas largas, os babados encontrados também na saia, as camisas e batas usadas por dentro da peça inferior... Maravilhosas, né?! E olhem aí novamente o estilo hippie chic mostrado pela atriz. Adoooooro!


A Florinda, personagem de Emanuelle Araújo, mostra toda sua delicadeza através de seus vestidos floridos e longos, com babados, mangas bufantes e cinturinha bem marcada. Outra vez o estilo hippie chic aparece... O cinto de couro largo e rústico contrasta com todo o romantismo que o figurino da atriz traz. É o mix de texturas também no figurino de "Cordel Encantado". E aposto que na próxima estação vai permanecer forte!


Veja que interessante a analogia que estamos fazendo entre peças épicas com a moda atual: a gente consegue encontrar aqui mix de estampas, romantismo devido à gola cigana, aos punhos bufantes, à estampa floral da saia e a mesma, rodada e longa. De novo o contraste do romântico com o rústico por conta do cinto de couro largo e das pulseiras que seguem o mesmo estilo. Lindo! Eu usaria esse look hoje mesmo, sem problema algum!!!


Bem, esses são alguns figurinos de "Cordel Encantado" que muito parecem com looks vistos nos dias de hoje. A novela épica vem mostrando que a moda é cíclica... Que não existe mais aquilo que se dizia: "Hoje isso não se usa mais...". Claro que não devemos nos prender a bens materiais, mas sempre haverá no seu armário aquelas pecinhas que você poderá usar hoje e daqui a cinco anos sem problema algum... Claro que se estiverem com bolinhas e amareladas não vai dá, né, gente! Mas não é disso que estou falando. Estou querendo que você, antes de passar uma roupa adiante porque acha que ela não está mais na moda, pare e pense duas vezes: pode ser que ela seja atemporal e ainda haja várias maneiras de tornar-se útil e bonita em você!


Beijos!



Você também pode gostar:

2 comentários

  1. Acho lindo todos os looks desta novela!
    A Déborah Block, está estontente de bonita!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!

    Bjs e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir