CONSULTORIA de IMAGEM e ESTILO - ETIQUETA NÃO É FRESCURA!

by - 00:09

Por: Dani Miqueri – Personal Stylist

Olá, Meninas!
Já escrevi por aí que, quando uma pessoa contrata uma Consultoria de Imagem, ela não está atrás apenas do melhoramento do seu vestuário ou cor de cabelo, mas indo em busca, também, de retoques comportamentais e mudanças de postura diante do outro e de si mesma.

O que isso quer dizer? ETIQUETA! Ao contrário do que muitos pensam, Etiqueta não é frescura! Ela significa RESPEITO ao PRÓXIMO, o LIMITE entre o CERTO e o ERRADO, a FORMA CORRETA de COMPORTAR-SE e de se EXPRESSAR-SE nos ambientes em que estiver inserida. Portanto, algumas DICAS são preciosas para que você não cometa gafes quando estiver circulando por aí, ou quando um convite a um evento lhe for feito.

Então, vamos a elas!

ETIQUETA À MESA

As maneiras à mesa geralmente revelam o nível de educação e elegância de uma pessoa. Saber portar-se adequadamente, durante as refeições, é fundamental para transmitir uma boa imagem, desde que você aja naturalmente.

Não colocarei aqui informações técnicas como, por exemplo, “Como comer caviar?”. Não, hoje postarei dicas simples, que basta apenas boa vontade da sua parte em aprender, ou melhor, em prestar mais atenção aos seus hábitos diários. São regrinhas que fazem uma grande diferença quando estamos com outras pessoas ao nosso redor.

COMO AGIR?

Mantenha uma boa postura à mesa. Jamais transforme o assento em cadeira de balanço. Não arraste a cadeira, puxe-a com delicadeza de uma só vez.

Não comer ou cortar um pedaço de carne, mantenha os braços junto ao corpo. Nunca “abra as asas”.

Mantenha as mãos sobre a mesa.

Deixe os cotovelos longe da mesa. Cotovelos sobre a mesa enquanto mastiga, principalmente, com o garfo e a faca nas mãos, sinceramente não dá. Apenas as mãos e os punhos podem apoiar-se sobre a mesa, enquanto a pessoa come. À partir da sobremesa, durante o cafezinho e os licores, é tolerável uma postura menos formal e você pode ficar um pouco mais à vontade.

Corte o pãozinho com as mãos (sem faca), em pequenos pedaços. Não o estraçalhe. Passe a manteiga no pão com a faca própria.

Deixe os talheres em seus lugares. Não brinque com os objetos de mesa.

Quando houver vários talheres, comece de fora para dentro. Ao surgirem dúvidas, siga o que os outros fazem.

Jamais misture ou amasse a comida do prato.

Não falar com a boca cheia, não mastigar com a boca aberta e não mastigar ruidosamente são também preceitos bastante conhecidos. Poucas palavras e frases curtas quando se tem comida na boca e interromper a refeição quando tiver que ser mais extenso deve ser a regra.

Em hipótese alguma coloque os dedos na boca para limpar, entre os dentes, com a unha.

Jamais limpe o nariz no guardanapo ou a boca no forro da mesa

Não pegue indiscriminadamente com os dedos, nem cuspa no guardanapo partes não comestíveis do que foi levado à boca. A regra geral é: do mesmo modo que se levou um alimento à boca, é retirada dela qualquer sobra dele, que se precise remover. Se uma fruta é comida com as mãos, então o caroço dessa fruta, ou qualquer parte indesejável que tenha que ser retirada da boca, será apanhado com os dedos.
O que se leva à boca com um garfo (por exemplo, a carne), retira-se, por exemplo, um pedaço de nervo ou de cartilagem, passando da boca ao garfo, e deste, a um canto do prato; o que se leva à boca com a colher, retira-se dela passando para a colher. Em qualquer desses casos, busca-se proteger o gesto, fazendo-se concha com a outra mão. O caroço, a cartilagem, casca, etc., retirados da boca, são deixados em um canto do prato em que se come, e não no pratinho de pão, nem no "sousplat".

Com licença, volto logo...” - Essa é a melhor saída para quando se precisa ir ao toillet no meio de um jantar. Sempre discreta, peça licença à pessoa sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não interrompê-la, se ela estiver falando.

Quem precisar usar palitos, deve fazê-lo no toillet, pois é um ato de higiene pessoal. Faça sem que ninguém veja.

Sirva-se de porções modestas.


Não sobrecarregue o garfo.

Comida caída do prato - A pessoa que deixa cair um pouco de comida do seu prato sobre o forro da mesa, deve recolher a porção caída com o mais apropriado de seus talheres e colocá-la na margem do prato em que come.

Se seu garfo cair ao chão, não abaixe para apanhá-lo. Chame o garçom e peça outro.

Não assopre ou abane a comida para esfriar. Espere que esfrie naturalmente.

Não faça aquele barulho horrível ao tomar sopa, chá, café ou qualquer outro líquido quente.

Não esfregue pratos, copos e talheres com o guardanapo.

Não fungue à mesa. Atchim! Não dá para segurar o espirro? Coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada. Caso seja imprescindível assoar o nariz durante a refeição, procure fazer o mínimo de ruído e cubra a mão direita, que estará com o lenço, com a esquerda. Nunca o limpe com o guardanapo. Caso não dê para sair da mesa, vire o corpo para longe dela. Não precisa dizer “Saúde” ou “Deus te crie”, basta ficar em silêncio quando alguém espirra.

Jamais deixe a mesa antes de terminada a refeição. Se houver necessidade, peça desculpas.

Telefones celulares devem ser desligados e religados somente após deixar a mesa. Se precisar manter seu aparelho ligado, você deve deixá-lo dentro da bolsa ou bolso, no vibracall, pedir desculpas e levantar-se quando precisar atendê-lo. As pessoas que estão ao seu lado, naquele instante, são mais importantes! É a atitude mais delicada que alguém pode ter, principalmente, no mundo atual.

Agradecimento - Após participar de um jantar ou festa a que foi convidada, sempre envie, no dia seguinte, uma mensagem de agradecimento, ou telefone para comentar e cumprimentar a anfitriã pelo evento.

Bem, Meninas, por hoje é só! Viram que a ETIQUETA não é nenhum bicho de sete cabeças? Tenham boa vontade, aprendam, informem-se, para que vocês sintam-se seguras em qualquer ambiente em que estiverem inseridas.

BEIJOCAS,
Dani Miqueri
www.danielemiqueri-personalstylist.blogspot.com
(31)8823-6599



E se você quiser que eu vá até a sua cidade para fazer a sua CONSULTORIA de IMAGEM e ESTILO, ou a sua ANÁLISE de GUARDA-ROUPA, ou ainda, acompanhá-la nas suas compras, sendo a sua PERSONAL SHOPPER e, depois, fazermos juntas as MONTAGENS dos seus NOVOS LOOKS... Chiquééérrimo, hein?! ...
É só enviar um email para danielemiqueri@yahoo.com.br e solicitar uma PROPOSTA, ok?

Você também pode gostar:

0 comentários