CONSULTORIA de IMAGEM e ESTILO - USO ADEQUADO DO "CELULAR"
Por: Dani Miqueri – Personal Stylist
Olá, Meninas!
Dias atrás, eu estava no facebook e vi um comentário da Chris Barros, dizendo: “A pessoa te liga no celular, vc não pode atender! Ela insiste,vc não atende! Ela liga novamente, vc agora não atende nem se for o Bento XVI. Hum hum, ela então liga no fixo! Três vezes! E por último te manda a seguinte mensagem: ’Não é urgente, mas atende!’; agora me digam: Eu que sou chata? Impossível não se irritar!”.
Não, Chris... Ela que é totalmente indiscreta e sem noção alguma de bom senso! Muito bom, né? Eu ri muuuito e vi que não conseguiria elaborar uma introdução melhor que essa para o post dessa semana:
ETIQUETA – USO ADEQUADO DO “CELULAR”
Eu gostaria de acrescentar a esse tema, outro bem próximo – ETIQUETA VIRTUAL -, mas são dois assuntos que merecem destaque ‘individualmente’... Tema para um outro post.
PONTOS RELEVANTES –
- Sempre que ligar para uma pessoa, identifique-se, cumprimente-a e, logo no início, antes de disparar a falar loucamente, pergunte a ela se está desocupada e se pode atendê-la naquele momento;
- Se a resposta for “NÃO”, desculpe-se e diga que retorna a ligação em outra hora. Cuidado para, diante da negativa, não dizer: ”Ah, mas é rapidinho... Sabe a fulana de tal? Então, disse que era pra ligar pra vc porque precisa de tal coisa”... e etc e tal... Se ela disse que não poderia falar com vc naquele momento, é porque não poderia. Então, wise up! Desligue a ligação e retorne depois. A não ser, claro, se for algo urgente, ok?
- Usando o exemplo da Chris, quando fizer uma ligação e a pessoa não atendê-la, deixe o seu recado na caixa postal, curto e objetivo, mas sem perder a boa educação. E boa educação em telefonemas está totalmente ligada ao tom de voz adequado. Jamais seja ríspida ou fale como se fosse tirar o pai da forca. Fale com calma: “Boa tarde, Chris! Quem fala é a Clarisse e preciso conversar com você sobre a pauta da reunião de amanhã. Me retorne assim que ouvir o recado, ou nesse mesmo número, ou no fixo 3333-3333. Obrigada!”. E espere! Não precisa ligar mais de uma vez... Ela já sabe ou irá saber que vc ligou logo que estiver de posse do seu querido aparelhinho! Não há nada mais inconveniente que alguém que insiste em ligar quando está no trânsito, ou quando está em uma reunião de negócios, ou até mesmo conversando com um amigo e não quer interromper a conversa (inclusive, atitude muito elegante e incomum nos dias de hoje!).
- E vc, ao receber uma ligação, seja simpática! Cumprimente a pessoa com um tom de voz aprazível! Quem está do outro lado da linha reconhece qdo há essa delicadeza na voz! Se não puder falar por algum motivo, diga educadamente à pessoa que retorna a ligação assim que acabar de atender um cliente, por exemplo.
- Não ligue para alguém, antes das 09:00 e depois das 21:00!!! Somente faça isso se a outra pessoa a autorizou ou se for algo de extrema importância e urgência. Essa é uma das regras de Etiqueta mais antiga que conheço!
- Acabou a bateria do seu celular? Sinto muito! Não é de bom tom pedir o celular de outra pessoa para fazer uma ligação, se esta não for emergencial.
- Não fale ao celular em ambientes fechados, como teatros, cinemas, museus ou em quaisquer outros locais que haja manifestações culturais e/ou artísticas, reuniões de negócios, festas ou mesmo em reuniões íntimas. É de extremo mau gosto e muito desagradável estar com amigos e um deles permanecer ao celular o tempo inteiro, cortando um assunto a todo momento.
- Saiu com uma amiga ou com aquele gatinho, deixe seu aparelho no modo silencioso. Aquela pessoa que está ao seu lado é a mais importante naquele instante. É uma atitude elegante e generosa! Faça com o outro exatamente aquilo que gostaria que ele fizesse com você!
- Seja discreta, sempre! Abaixe o volume do seu aparelho e evite colocar aqueles tons extremamente irritantes para quem está ao lado ou mesmo a quilômetros de distância, não é?! Ninguém merece ouvir funk, pagode, rock ou qualquer outro ritmo no último volume só porque vc gosta.
- Diminua também o tom da sua voz qdo fizer uma ligação. As pessoas em geral gritam qdo estão ao celular e eu não entendo por que! Equilibre seu tom de voz: nem muito alto para não incomodar quem estiver perto de você (ela não precisa saber sobre o que está conversando) e para que a pessoa do outro lado não precise ficar a metros do aparelho enquanto vc fala; e nem muito baixo para que ela não lhe pergunte quinze vezes o que acabou de dizer.
- Use o bom senso! O mundo não vai acabar porque não atendeu a um telefonema! Se estiver esperando uma ligação importante, avise a pessoa com quem está que precisa deixar o aparelho ligado, mas que só atenderá se for realmente necessário. E seja rápido ao fazê-lo. É uma atitude que será retribuída com um sorriso... Pode acreditar!
- Não atenda ou faça ligações em hospitais. Somente profissionais de saúde podem fazê-las! Eu já fiquei algumas vezes em Pronto Atendimentos, onde várias outras pessoas e eu estávamos passando mal e os celulares simplesmente não paravam de tocar! Os seus variados toques são tão irritantes quanto todas as vozes reunidas ao atendê-los... Aquilo nos deixava mais nervosas e a dor parecia aumentar ainda mais. Celulares em hospitais somente em locais permitidos, ok?
- Retorne sempre as suas ligações! O maior erro cometido é pensar: “Ah, já que foi ela quem me ligou e quer falar comigo, que ligue novamente!”. Nããããããooo! Foi você quem não atendeu... Então, o mínimo que deverá fazer é retornar um telefonema de alguém que quer ou precisa conversar com você. Pura gentileza! Quando age dessa forma, está dizendo ao mesmo tempo “Eu quero falar com vc também!”.
- Caso não puder receber alguma ligação, desligue seu aparelho. Pra quê deixá-lo ligado pra quando alguém atender e vc responder: ”Não posso falar agora. Me lige depois!”. Dois erros cometidos e grosseiros! Já que não pode falar, desligue-o, então. A outra pessoa fica super sem graça quando nem a cumprimenta e já a atende com essa frase pronta. Ah, tem dó, né?!
- No seu ambiente profissional, onde atualmente todos os departamentos ficam em uma mesma área, deixe seu aparelho no modo silencioso e no vibracall. Imagine 20 celulares ou mais tocando ao mesmo tempo, ou alternadamente, o dia inteiro?! Ahrrrrrrrrr!!! No way!
- Está com entrevista de emprego marcada? Nem pense em deixar seu ceular ligado!
- Não envie mensagens enquanto conversa com alguém. É muita falta de educação falar com alguém que nem lhe olha nos olhos porque responde a um sms a cada dois segundos! Ah, não tenho paciência nenhuma com esse tipo de comportamento!
- Se estiver atendendo um cliente e se não quiser perdê-lo... Não fale ao celular e não inicie uma conversa com outro cliente... Ele poderá sentir-se preterido e isso não é nada educado! O correto é avisar a quem ligou, que retornará a ligação mais tarde, assim que acabar o seu outro atendimento.
- E quando sair de férias... Esqueça o celular em casa ou na mala! Só o utilize em caso de emergência e JAMAIS atenda uma ligação da empesa! Afinal, você está de férias!
- E chefinhos queridos... Não ligue para o seu colaborador qdo ele estiver saído de férias! Já trabalhou o ano inteiro para tirar seu merecido descanso, né?! Dá um tempo!!!
Por hoje é só! E podem deixar seus comentários por aqui porque sempre leio todos sempre, ok?
Beijinhos!
Dani Miqueri
31-8823-6599
1 comentários
Excelente post,Dani!! Uma vez mudei de lugar no café da manhã de um hotel porque uma executiva ao lado não parava de berrar no VIVA VOZ! E mais uma dica: coloque no silencioso quando for ao consultório médico e nunca,nunca atenda durante a consulta! bjos
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