Nosso querido ar-condicionado

by - 12:00

Estamos na época do ano que muitos brasileiros sofrem com o calor, por isso muitas pessoas recorrem à meios de aliviar o mal-estar, um deles é o uso do ar-condicionado, seja no ambiente de trabalho, em casa ou no carro.

Porém, deve-se tomar muito cuidado, pois não é simplesmente com a sensação de frescor que temos que nos preocupar, mas sim o impacto que pode afetar na nossa saúde. Talvez muitos não saibam, mas o ar-condicionado tira a umidade do ar que respiramos, em média fica abaixo de 14%.

A mucosa nasal tem a função de combater os vírus, bactérias e fungos que estão no ar e tentam entrar no nosso organismo através da respiração, porém quando ficamos muito tempo em ambiente muito secos, consequentemente a mucosa nasal resseca, possibilitando e facilitando a entrada desses microorganismos no nosso corpo. Para as pessoas que já possuem um quadro alérgico, os sintomas são piores, pois a mucosa fica mais irritada e o sintoma de espirros se agravam.

Para aliviarmos esses sintomas, a dica é: beber muita água para manter nosso organismo hidratado e utilizar soro para umidificar as vias aéreas.

Outro problema muito sério do ar-condicionado é a limpeza, pois deve ser higienizado periodicamente e feita a troca do filtro, pois ele não consegue reter todas as impurezas do ar interno do ambiente, ou seja, essa manutenção não for feita adequeadamente esse ar indoor fica circulando no ambiente com todas as impurezas, prejudicando ainda mais a saúde das pessoas que estão neste meio, podendo gerar crises respiratórias como: asma, bronquite ou doenças pulmonar obstrutiva, amidalite, sinusite ou até pneumonia.

Por isso pessoal, não esqueçam dos cuidados que temos que ter, pois não podemos pensar que são só os benefícios de nos refrescar.


Você também pode gostar:

0 comentários