Final de Semana na Região dos Vinhedos - RS

by - 09:58

Na semana de comemoração do meu aniversário (sim meu aniversário é quase um Kerb, tem um evento por dia!) eu decidi que queria fazer um passeio diferente. Convidei o Maridão, coloquei a Cria embaixo do braço e fomos para a região dos vinhedos aqui no RS.
Mapa do Caminhos de Pedra - Rota turística em Bento Gonçalves
Mapa do Vale dos Vinhedos - Cada vinícola é um achado!

Essa sequencia de fotos retirei do site www.turismobento.com.br

Muito conhecida pelas suas inúmeras vinícolas, as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, são ponto turístico concorrido aqui na região. Porém, Fevereiro e Março são meses de baixa temporada, e eu aproveitei os preços e voei as tranças pela região!

Como a ideia era um passeio que todos aproveitassem, nós não paramos de vinícola em vinícola pra ir provando vinhos, pois o meu filho ficaria meio entediado. E como eu já conheço essa região também não era o meu foco.

Chegamos em Bento por volta do meio dia e fomos direto para o Caminhos de Pedra procurar um lugar para almoçar. Pra quem não sabe, Caminhos de pedra é uma rota turística da região com muitas vinícolas, restaurantes e casas de produtos coloniais. Casas estas feitas de pedra muitas vezes (daí o nome). Fomos no delicioso Nona Ludia.

Você quer provar algo típico dos italianos que imigraram para o sul do Brasil? Então não deixe de tomar a sopa de capeletti (mais conhecida por aqui como agnolini). E prove o Tortéi (uma espécie de pastel cozido recheado com abóbora e servido com molho de nata). Bem, a foto da comida que você pode ver aí embaixo eu tirei do site deles, pq estávamos tão famintos e maravilhados com a comida que nem deu pra tirar foto!



Depois do belo banquete fomos direto para a Casa da Ovelha, que também fica no Caminhos de Pedra. Esta é uma atração típica para crianças, ou para quem tem interesse em lida do campo, especialmente ovelhas. Se esse não é o seu perfil, por favor, vá para a vinícola mais próxima! :D
Foto retirada do Flickr

Mas voltando para a Casa da Ovelha, eu adorei o passeio! Começamos com uma demonstração de falcoaria, que o meu filho ficou maravilhado! Depois observamos o pastoreio das ovelhas com o cão Border Collie (gente que vontade levar aquele bicho pra casa!!). Vimos como é feita a ordenha. E por fim o ponto alto do passeio, amamentar os cordeirinhos (nessa hora a criançada já está pulando de ansiedade). Posso dizer que foi inesquecível para o meu filho.

Olha a carinha de faceiro do meu guri de apartamento!


E uma grata surpresa pra mim foram os produtos feitos na fazenda. Eu tinha em mente que leite de ovelha era muito semelhante a leite de cabra (que eu sinceramente não gosto). E para minha felicidade não é! O sabor é muito mais suave e doce. Provei vários queijos, iogurtes e até doce de leite. Nem preciso dizer que fiz um estoque e levei pra casa!

Nós escolhemos ficar em um hotel em Garibaldi chamado Casacurta. 

É simplesmente um mimo de hotel! Já havia ficado antes naqueles resorts da região dos vinhedos. Também é legal, mas eles são enormes e tudo e impessoal. No Casacurta as pessoas nos chamavam pelos nossos nomes, o Thomas por ser uma das poucas crianças (acho que a única naquele final de semana) recebeu um tratamento VIP! 
Única foto que eu consegui tirar do café da manhã, o resto do tempo me entreti comendo! :D

A arquitetura do hotel é um charme só, perfeito pra quem está de lua de mel. Sem contar que o café da manhã é super gostoso. Não tem aquelas 1500 variações de coisas, mas tudo o que tem é muito bem feito. No check-in já havíamos recebido taças de espumante de boas vindas, e no check-out ainda recebemos um kit boa viagem com água e maçã (é ou não é um mimo só?!?!)
Mimo de Boa Viagem.


Espumante Hipinótico!

Saímos do hotel e fomos quase que direto para o ponto alto da nossa viagem: O passeio de Maria Fumaça. 

Neste passeio você pega um trem de Bento a Carlos Barbosa (ou vice versa), que tem apresentações dentro do trem e duas paradas para degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.  Well aqui chegamos em um ponto interessante, tem gente que vai amar esse passeio e tem gente que vai achar tedioso.

Você vai gostar se: Gosta de trem, tem vontade de andar de trem e nunca teve oportunidade, gosta de vinho e suco de uva, gosta de música alta e muita bagunça!

Você Não vai gostar se: Tem bebezinho de colo e ele se assusta fácil com barulho, se não gosta de vinhos espumantes e suco de uva, ouuu se gosta muito e está com a expectativa que vai ter tempo para beber muito nas paradas, se andar de trem não tem nenhum atrativo pra você.

A criança

As crianças

Dicas de ouro:
- Faça o trajeto Bento/Carlos Barbosa, pois a primeira degustação já é na saída do trem e torna tudo mais animado!
- Com o seu ingresso você tem direito e entrar no Parque do Imigrante que conta a historia dos imigrantes do RS, e no final....mais degustação!
- Compre o seu ingresso adiantado na Giordani Turismo (operadora oficial da Maria Fumaça), sai mais barato e você não corre o risco de ficar sem lugar (eu paguei R$ 110,00 por adulto em Fevereiro/2017).

Nós saímos do passeio e já descemos em direção a Porto Alegre. Passamos no caminho na “Casa das Cucas” tomamos um belo café com cuca e fomos pra casa felizes!!

Então pessoal esse foi meu final de semana na região dos vinhedos.

A região tem muito mais atrativos que não visitamos, como por exemplo:
- Não fomos em toda a rota das Vinícolas (segundo mapinha lá em cima).
- Vários estabelecimentos oferecem pique nique sob os parrerais, é muito bacana.
- As visitas guiadas para ver o método de produção da Salton e da Casa Valduga são, na minha opinião, as melhores.
- Visitar o Vale do Rio das Antas.
- Participar da Vindima (colheita e pisa das uvas).
E muitas outras atrações....

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida postem ali nos comentários que ajudamos vocês!

Até próximo post!

Bye Bye,

Gisele

Você também pode gostar:

0 comentários