Verão combina com Picolé... Saudável!

by - 18:00

Final de domingo... Você está lá, olhando a dança dos famosos, morrendo de calor e querendo comer algo docinho e refrescante. Mas tem algo que fica martelando na sua cabeça: “Dieta” “Dieta” “Dieta”. Se não fosse isso, já teria atacado o pote da Kibon.

Pois bem meus queridos, para que vocês não cometam o CRIME de comer algo gordo e sem vitaminas, ou muito pior, algo lotado de conservantes, estabilizantes e muitos outros antes, estou aqui para ajudá-los! Vamos aprender a fazer picolé delícia e saudável!

::::: Picolé Cremoso de Frutas ::::::



Você vai precisar de:

  1. Forminhas de picolé, saquinhos de sacolé, geladinho ou chup-chup (um Salve para o povo de Santa Catarina, essa é da minha infância!!!);
  2. 3 colheres de sopa de Leite em pó (pode ser leite de coco em pó também, que é delicia d+);
  3. 100 ml de Creme de leite, iogurte, creme de coco ou Nata (muito comum aqui no sul);
  4. Uma fruta da sua preferência (meio melão, uns 10 morangos, umas três fatias de abacaxi, uma manga pequena ou  ½ abacate pequeno, etc.);
  5. Se precisar, pode usar açúcar demerara, mascavo, mel ou Xylitol (vamos falar sobre ele em um outro momento);
  6. Pra deixar esse picolé além de delicioso funcional, você pode acrescentar: chia, linhaça, goji berry, whey protein (no lugar de uma das colheres de leite em pó), uma colherinha de açafrão, nibs de cacau, e por aí vai.
Como fazer: 
  1. Bater tudo no liquidificador (exceto o item 6); 
  2. Misturar os itens funcionais na massa do picolé; 
  3. Colocar nas forminhas e deixar no freezer por no mínimo 4 horas;
  4. Depois é só se deliciar. 

*Rende em média 6 picolés.

Dicas de ouro:

- Se for usar NATA na receita, use em torno de 60ml, por que é mais concentrado em gordura e deixa o picolé mais “robusto”.
- Se for alérgico a lactose troque todos os itens de leite por leite vegetal (o de Coco é o que eu mais adoro).
- Se você usar, por exemplo: Morangos, nata, leite de coco em pó e xilitol, você acaba de ter um picolé low carb (e simplesmente divo!). Para “lowcarbiar” ele mais ainda, pode usar Chia ou psyllium nos itens funcionais).
- Eu tenho aquelas forminhas de Paletero, sabe? Mas como eu não curto rechear eu acho que o picolé fica muito grande (nota mental, comprar forminhas de picolé menores).
- Massss se você não tem as forminhas também, pode fazer em copinho de plástico descartável. Ou pode por em forminhas de gelo e servir como sorvete, pois eles são cremosos e fica em uma consistência ótima.

PS: Sabe aquele extrato de baunilha que eu ensinei a fazer? Como diria a minha amada Rita Lobo: Umas gotinhas de extrato de baunilha para acrescentar mais uma camada de sabor no seu picolé, que tal?

Abaixo meu Modelo e Muso mor demonstrando todo o sabor do picolé de melão (Vulgo Melona Genérico!). E a primeira foto do post, seria eu me deliciando com um de manga.



Abaixo a tabela nutricional estimada (Via FatSecret) de um picolé de morango (10 unidades), com nata (75ml), leite de coco (6 colh sopa), xilitol (1 colh sopa) e psyllium (10g). Podem ver que os carbs líquidos ficam em 4g a porção (6 picolés). Lindo não?




E você tá fazendo o quê que ainda não fez o picolé?!?! Xô, vai pra cozinha! (A meiguice impera neste ser! :D)

Até o próximo post!
Bye Bye,

Gisele

Você também pode gostar:

0 comentários