Pele do rosto vermelha e sensível? Você pode ter Rosácea!

by - 08:58

Você já ouviu falar em Rosácea?


Não? Então vamos às explicações:
Rosácea é uma doença crônica (de longa duração e, neste caso, sem cura) que acomete principalmente mulheres a partir dos 30 anos (porém pode ocorrer em outras idades e em homens também). É caracterizada por uma vermelhidão na parte central do rosto. A doença é caracterizada por surtos e remissões. Caso os surtos não sejam tratados, a doença evolui de uma pequena vermelhidão, para erupções, pústulas e vasos vermelhos. Geralmente a rosácea é dividida em 4 subtipos:

1 - Rosto Vermelho: Caracterizada pela vermelhidão na face (estilo Papai Noel da CocaCola, sabe?). Quando a pessoa faz exercícios, toma banho muito quente, etc,  a face fica bem vermelha.
2 - Erupções: Além da vermelhidão também ocorrer erupções na pele, que podem ser com ou sem pústulas. Geralmente os vasos vermelhos aparecem na pele depois de vários surtos e remissões das erupções.
3 - Nariz Grande: Mais comum em homens, deixa a pele do nariz mais grossa, causando aumento do mesmo. Pode ocorrer no queixo e na testa também.
4 - Olhos vermelhos: Causa irritação, vermelhidão e sensação de secura nos olhos.




Eu fui diagnosticada com rosácea aos 29 anos de idade. De lá pra cá fiz uso de vários medicamentos e tratamentos, e vou mostrar um pouco disso para vocês.

Primeiro é importante falar que para o correto diagnóstico da rosácea você deve consultar um dermatologista. Os casos simples de rosácea são chatos, porém não graves. Mas a rosácea ocular pode levar a cegueira, então é importante o diagnóstico médico.

Bem, tudo começou com a minha pele ficando vermelha e com escamações. Daí pequenas erupções ocorriam e logo sumiam(surtos e remissões). O que me fez procurar o médico foi quando percebi que o meu rosto começava a apresentar pequenos vasinhos vermelhos.

A primeira coisa que a dermato me mandou usar foi um sabonete especial para o rosto. No meu caso pele sensível e oleosa.  Em seguida para tirar os vasinhos eu fiz duas sessões de laser de luz pulsada. 

Depois nós testamos diversos produtos, e esse é o rol de produtos que eu estou usando no momento:


1.       Essa é uma fórmula manipulada que a minha médica receita. Nada mais é do que o Rozex com uma substância chamada Active Coraline que ajuda na absorção e sensibilidade da pele.
2.       Rozex é muito usado para tratar crises de Rosácea, porém se eu uso excessivamente minha pele fica muito sensível e arde. Por isso ultimamente uso mais o manipulado.
3.      Azelan é o meu último recurso. Se estou com erupções persistentes ameaçando virar pústula, Taco azelan que passa! Porém ele é mais agressivo que o Rozex então deixo ele como carta na manga.
4.       O Antirougerous Calm da Avene eu uso umas duas três vezes na semana. Ele ajuda a manter a pele sob controle. Quando ela sai mais do controle eu uso o Antirougerous FORT, mas ultimamente não tenho usado esse muito não. Também tem um produto da La Roche que é o Rosaliac que tem o mesmo efeito do FORT da Avene.
5.       Para limpar a pele eu uso só o Effaclar da La Roche. Importante: No meu caso eu uso só o de pele Oleosa Sensível.

Agora muito, mas muito mais importante que os produtos, é cuidar os gatilhos da Rosácea. Apesar de não se saber exatamente a causa da Rosácea os médicos já conseguem identificar alguns gatilhos para as crises:
- Temperaturas Extremas;
- Produtos dermatológicos que irritam a pele (como os que contêm ácidos);
- Stress;
- Alguns alimentos muito condimentados e/ou gordurosos;
- Bebidas alcoólicas;
- Exercícios físicos extremos;
- Medicamentos vasodilatadores.



Os gatilhos não se aplicam a todas as pessoas. No meu caso, por exemplo, os principais gatilhos são: Stress, Temperaturas extremas, Produtos Dermatológicos e Alimentação. Alguns gatilhos não são possíveis evitar, mas é possível se prevenir:
- Se eu sei que vai fazer muito calor ou frio, já me preparo com os meus produtos do item 4. Pois vou usa-los com mais frequência.
- Se estou passando por muito stress no trabalho, modero bastante o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. Só com essas trocas simples evito crises fortes.
- Sempre que compro produtos de maquiagem, procuro produtos para peles sensíveis e oleosas, evita gastar dinheiro com produtos que não vou conseguir usar.


E por hoje era isso!

Espero ter ajudado vocês com relação a Rosácea, se vocês têm outras dicas e produtos para nos passar, compartilhe conosco!

Até o próximo post.
Bye bye,

Gisele

Você também pode gostar:

0 comentários